Crianças do Projeto Catarina participam do São João da Brinquedoteca do HU

Por Maria Clara Lima

        Do clima de festa junina nenhuma criança deve ficar de fora. Por essa razão, o Projeto Arte e Cultura Catarina da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da UFPB, que tem o intuito de proporcionar a inclusão social de crianças e adolescentes, participou no dia 20/06 do São João realizado pela Brinquedoteca Margareth Diniz, do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU).

DSC_8098
Crianças do Projeto Arte e Cultura Catarina

      A comemoração contou com a presença da reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, e do assessor de Cultura e Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Beto Black, além das crianças do Projeto Catarina, que se apresentaram para os pacientes da área da pediatria do hospital.

        A parceria entre o projeto Catarina e o HU já tem três anos e não se restringe a apresentações em data comemorativas. Uma vez por mês ocorrem atividades com os pacientes da ala infantil, são oficinas de produção artesanal, ministradas pelo Projeto Catarina, nas quais são envolvidas mães e crianças.

        A ação é resultado do convite da coordenadora da Brinquedoteca, Maria Gildete de Freitas, que tinha o objetivo de melhorar a sociabilidade das crianças pacientes do HU, pois observou em algumas crianças dificuldades de socialização, tanto em virtude da vulnerabilidade social ou da própria enfermidade.

       A coordenadora do Arte e Cultura Catarina, Clara Magna diz que os resultados desse trabalho são satisfatórios. “As crianças do Catarina começaram se conscientizar em questões sobre saúde, porque não querem ficar internadas em um hospital. E as crianças do HU, as que estão perto de ter alta, começaram a tomar a medicação na hora certa, pois gostariam de sair logo do hospital para participar das apresentações do Catarina” diz ela.

       A coordenadora do Projeto Catarina, Clara Magna, foi informada pela equipe de pediatria do HU que a associação da Brinquedoteca com o Projeto Arte e Cultura Catarina elevou o bem estar dos pequenos pacientes. A coordenadora ressalta que é possível colaborar com o projeto. Para tanto, basta fazer, na própria Brinquedoteca, doação de brinquedos, materiais que possam ser reciclados para as oficinas e roupas para as apresentações entre outras coisas.

DSC_8097.JPG
Crianças do projeto Arte e Cultura Catarina

Curtam as páginas:

Página da Brinquedoteca: link

Página da COEX-PRAC: link 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s