Simpósio de Lazer e Qualidade de Vida promove criação da RedLatinus

Realizado na primeira semana de maio deste ano o Simpósio Internacional de Lazer e Qualidade de Vida (SILAQ), superou as expectativas dos organizadores em reunir pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir a temática do Esporte, Turismo e Cultura para o Desenvolvimento Territorial. O evento internacional promoveu também a criação da REDLATINUS, que reúne pesquisadores do Brasil e exterior, cujo objetivo será promover a formação continuada e cursos de pós-graduação nas áreas do lazer, das atividades físicas-esportivas, turismo e cultura, sempre associando os estudos à qualidade de vida e ao desenvolvimento territorial. Também serão promovidos intercâmbios educacionais entre pesquisadores, professores e alunos pertencentes à REDLATINUS.

Por meio do intercâmbio, a REDLATINUS promoverá a integração e cooperação entre pesquisadores do Brasil e exterior, contribuindo para a internacionalização de estudos e, consequentemente, oferecendo maiores contribuições à sociedade. Além de ampliar o contato entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, permitindo o compartilhamento de intervenções, a REDLATINUS contribuirá na divulgação, em âmbito mundial, de pesquisas e produções acadêmicas nas áreas de lazer, esporte, turismo e cultura.

E as repercussões positivas do SILAQ vão além da criação da REDLATINUS. Também será publicado um livro, com as palestras apresentadas no evento, apresentando aos futuros leitores as boas práticas de gestão nas áreas do turismo, esporte e da cultura. A produção dessa edição começará ainda neste ano e a publicação será pela editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já o lançamento do livro acontecerá na cidade de Granada (Espanha), onde já está confirmada a realização do próximo SILAQ.

“O livro será lançado no simpósio de Granada, na Espanha, que acontecerá no próximo ano, em data que ainda será definida pela Universidade de Granada”, declarou a professora Dilma Brasileiro, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (DEF/UFPB). Dilma Brasileiro é criadora da Rede Paraíba em Movimento (RPM/LACESTUS/DEF/CCS/UFPB), realizadora do SILAQ em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB).

REDLATINUS – A criação da REDLATINUS aconteceu durante a reunião dos palestrantes do SILAQ, no dia 03 de maio, em João Pessoa, um dia antes da abertura do evento, realizado nos dias 04 e 05 de maio, no auditório da Reitoria da UFPB. Na ocasião, ficou definido que a REDLATINUS trabalhará com a proposta de incentivar a cooperação e os valores associados ao trabalho coletivo, em pesquisas e nas intervenções territoriais, por meio de estudos, análises e com a implementação de metodologias de pesquisa.

REUNIÃO DE CRIAÇÃO DA REDLATINUS
Reunião de criação da REDLATINUS

Segundo Dilma, a realização do SILAQ e, posteriormente, a criação da REDLATINUS, permitirão o compartilhamento de pesquisas e conhecimentos produzidos dentro das universidades e as experiências práticas adquiridas pelos agentes sociais que, normalmente, não mantém um vínculo formal com as instituições de ensino e pesquisa.

“Vamos intensificar a comunicação entre as universidades e esses mesmos agentes sociais, visto que, muito das experiências adquiridas pelos agentes dos territórios e da produção de conhecimento nas universidades não são compartilhadas”, ressaltou Dilma. Na avaliação da professora, a criação de uma rede internacional para discutir estas questões favorecerá a promoção de boas práticas e experiências de sucesso, ambas construídas para a promoção da qualidade de vida das pessoas e voltadas para o desenvolvimento territorial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s